Por que migrei para o Linux ?

Hoje quero compartilhar com vocês minha experiência com o mundo open source, e porque eu deixei de usar o Windows o sistema operacional predominante no seguimento de desktop. E a minha resposta é simples, necessidade, e vou explicar a vocês o porquê.

Imagem do meu Notebook

Como a grande maioria dos brasileiros, nunca tive uma condição de montar um hardware que fosse capaz de atender todos os meus requisitos, sempre tive um computador e agora um notebook de ‘’ entrada ‘’. Hoje nós sabemos que cada vez mais a tecnologia vai avançando rapidamente exigindo cada vez mais dos nossos equipamentos, fazendo assim com que as pessoas troque de hardware a cada ano ou até mesmo em meses, é dessa forma que começa a surgir as dificuldades com o sistema operacional.


Problemas, com essas constantes atualizações e serviços que na minha opinião uma boa parte deles são inúteis o Windows vai ficando cada vez mais pesado, causando assim muito estresse e dificuldades para executar tarefas simples, como por exemplo: assistir filme, abrir arquivos de documentos, inicialização lenta entre outras tarefas comuns do dia dia não é mesmo ? Hoje o meu notebook por exemplo tem as seguintes configurações:




Processador: Intel® Celeron(R) CPU N3350 @ 1.10GHz × 2 
Gráfico integrado: Intel® HD Graphics 500
Memoria ram: 4 GB
SSD: 32Gb

Então vocês acham mesmo que o windows roda tranquilamente nesse hardware ? Foi com base nessas necessidades e cansado de tantos problemas que decidir migrar de vez para o sistema Linux, utilizando hoje a distribuição Ubuntu, e hoje vou dar alguns exemplos das vantagens que encontrei na minha opinião que me fizeram a migrar totalmente de OS e que talvez possa te ajudar, quero deixar claro que nenhum sistema operacional é perfeito assim como o windows o linux também tem suas desvantagens, porém quero falar das vantagens que me fizeram migrar de OS beleza ? Ah lembrando que temos um artigo também sobre essa questão Clique aqui! e confira. Vamos lá!


Sistema operacional (OS): Livre e Gratuito
Crack: Não precisamos crackear nada, pois a maioria do softwares são livres e gratuito
Atualizações: As atualização do sistema vem para melhorar e não piorar ou defasar o seu equipamento tornando ele pior como acontece infelizmente no Windows
Comunidade: Tem uma base sólida e pessoas dispostas a ajudar, claro que tem exceções. Além disso tudo é mantido pela comunidade e é isso que faz ele ser gratuito dentre outros fatores.
Ferramentas: Você não vai encontrar todos os programas do windows para linux porém as alternativas que ele oferece são incríveis e gratuitas, e que conseguem sim substituir facilmente uma ou várias ferramentas que você é acostumado a usar no windows .
Estabilidade: É um sistema que dificilmente terá problemas com travamentos ou a famosa tela da morte kkk’
Liberdade: Aqui você é livre para fazer o que quiser com seu sistema, se por ventura tiver algum problema você mesmo pode consertar
Jogos: Sim é possível jogar no linux tranquilamente através da Steam, além disso a plataforma vem melhorando sua compatibilidade cada vez mais com o Próton. Possuímos outras ferramentas adicionais que podemos está rodando jogos do windows no linux como o Lutris ou o Wine, mas isso pode ser assim para outro post.

Hoje me considero satisfeito no quesito OS, como podem ver listei algumas vantagens que me fizeram migrar de sistema drasticamente, você pode me perguntar se tenho problemas, tenho, porém eu mesmo resolvo através dos poucos conhecimentos que tenho ou com a própria comunidade, se você é uma pessoa que gosta de tecnologia e está cansado de tantos problemas, é uma possibilidade a pensar e pesquisar. Não espere migrar de sistema esperando ter ferramentas como Microsoft Office entre outros que não terá, pelo menos não ainda, se busca estabilidade, segurança, desempenho e sossego para realizar suas tarefas do dia a dia sem estresse talvez o Linux seja uma boa sugestão para você!

Comentários

As mais visitadas na última semana

Covid-19 vs Tecnologia

Continuar no Windows ou não ? Eis a questão.