Como proteger seu Facebook?

Você algum momento já teve seu Facebook invadido ou você foi avisado que tentaram invadir. Bom hoje vamos dar algumas dicas de como ter uma conta mais segura.

                                          Como invadir Facebook de alguem sem usar nenhum programa e seguro? - .

• Senhas

Comece verificando a senha que você utiliza e as senhas dos apps vinculados ( nas configurações você pode verificar ).
Tente senhas combinando vários tipos de caracteres, sejam letras maiúsculas com minúsculas, números e letras, palavras com número e “@” “#”, não crie um padrão tão óbvio para outras pessoas, como seu nome ou siglas deles ou datas importantes.


• Autenticação de dois fatores

Mais uma forma para tentar proteger sua conta é com autenticação de dois fatores. Funciona assim, toda vez que você fizer um novo login em um dispositivo ou navegador que você ainda não autenticou, se caso apagou dados desses dispositivos ou navegadores autenticados, será necessário digitar um código de 6 dígitos toda vez que acontecer algum caso desses, ele pode ser enviado por sms ou por aplicativos terceiros ( já já vamos falar sobre ). Só vai ser necessário nesses casos e se você redefinir sua senha.


Tela de configuração 

Tela assim que você clica ou toca em
"Segurança e login"



• Google autenticador

Como no tópico anterior, falamos sobre “aplicativos terceiros” um deles é o Google Authenticator, existem outros, porém esse eu testei e é muito funcional.
Você baixa na sua loja de apps e ativa, para fazer a ativação basta selecionar um dispositivo que você usa e faça login no Facebook (ele também serve para outros aplicativos, mas no momento vamos focar no Facebook) seja por celular ou pelo computador/notebook nas configurações você vai até segurança e login, depois em autenticação de dois fatores, há duas opções, selecione “Aplicativo de autenticação” (se esse for o modo que você quer). Agora chegou o momento do aplicativo do Google e vou explicar em duas situações:

Tela da "Autenticação de dois fatores"


• Você faz um login em um dispositivo e o Google Authenticator está em outro, então você pode escanear o QRcode que irá aparecer (assim que você fizer os passos apresentados acima) no app do autenticador (a primeira opção vai fazer o escaneamento) é só apontar a câmera ou digitar o código que há em baixo do código QR (a segunda opção do Google Authenticator vai abrir um campo para você digitar o código) depois de fazer alguma dessas opções aperte “continuar” onde você fez o login do Facebook. No Google Authenticator irá aparecer um código, onde você fez o login do Facebook irá aparecer um campo para você digitar esse código. Pronto.

• Se caso você estiver fazendo o login no mesmo dispositivo que o Google Authenticator está instalado só basta repetir o processo anterior e  copiar o código que apareceu, o processo e o resultados são os mesmo, só que excluindo a utilização do QRcode. Pronto.
Tela onde aparece o QRcode e o codigo para
você usar no autenticador.

Tela que irá aparecer assim que você apertar
"continuar" na tela anterior.
















    


Tela inicial do Google Authenticator
onde você ira inserir o codigo gerado
nos passos anteriores ou escanear
o QRcode.







Tela do autenticador após ativação.


Assim que você fizer qualquer um desses processo anteriores seu dispositivo que está com Google Authenticator vai ser como uma “chave” além da sua senha do Facebook pra logar em dispositivos ou navegadores ainda não autenticados. Agora atenção para algumas situações que vou apresentar para que não aconteça com vocês o que aconteceu comigo.
















Depois que eu fiz esse processo eu fui roubada e levaram meu celular, com isso troquei as senhas e a essa altura você já sabe que se redefinir a senha qual é o próximo passo pra abrir o Facebook de novo, mesmo sendo o meu computador que sempre usei isso vai ser solicitado, sim o código gerado no aplicativo autenticador, agora que vem a tristeza, só existe um, e agora ? É, eu perdi meu Facebook, mas isso não vai acontecer com vocês, vou mostrar como não perder seu facebook caso aconteça uma situação como essa (espero que não), em caso de perda do aparelho ou quando você for simplesmente trocar de celular. 
Depois de pesquisar bastante e ver que não tinha mais solução, pesquisei como eu podia evitar isso acontecer e lá vai como:

Faça backup no próprio aplicativo ( há essa função assim que você faz o processo de ativar ).

Salve os códigos já utilizados, assim que você usar, opte por tirar print, anotar no papel, no Word, qualquer lugar, pois assim que você usa aquele código ele passa a ser seu por um tempo, então você pode reutilizar.

Desative a função, se você conseguir fazer alguma das opções acima ou não está seguro de continuar usando a função, basta desativar quando quiser repetindo o processo pra ativar, só que agora ele irá desativar.


Bom essa foi a dica de hoje para ajudar você leitor a ter uma conta do Facebook mais segura, espero ter ajudado, até a próxima, lembrando qualquer dúvida chega nos comentários ou em nossas mídias sociais.


Comentários

As mais visitadas na última semana

Covid-19 vs Tecnologia

Continuar no Windows ou não ? Eis a questão.